Melhoria de Hábitos Superando a Overdose do Cotidiano

Melhoria de Hábitos: Superando a Overdose do Cotidiano

A pessoa que te escreve neste momento sente-se como um fracasso.

Esse sentimento, por sua vez, é constantemente amplificado por uma improdutividade crônica, que chamo carinhosamente de falta de foco, cansaço, esquecimento e falta de prioridade.

Os dias se repetem como reflexos de uma pessoa que eu nem ao menos conheço mais. Este corpo não é tratado como o templo que deveria ser, e a mente está submersa em baixa autoestima, pensamentos autodepreciativos e uma insegurança sobre o passado (minhas ações e expectativas alheias) e o futuro (tudo que não serei por falta de crença, preparo ou fé). A falta de uma melhoria de hábitos só agrava essa situação.

Estou derrotado e com medo.

Você me entende?

Parte de mim me impede de dormir, causando lapsos de ansiedade. “Algo não está certo”, “Por que ainda está perdendo tempo?” “Chegou a hora”.

A pessoa que já fui está brigando com a pessoa que me deixei ser por desleixo. A chave para superar esse estado pode estar em uma profunda melhoria de hábitos.

Como mudar meus hábitos?

Sinto a resposta dentro de mim, gritando.

Primeiro, entendo que só existe o presente. Não somos nada de fato, apenas “estamos” muitas coisas.

Sua profissão, casa, cidade, jeito, forma de se comunicar ou mesmo o que consome são coisas, ambientes ou ações que você “está”; elas fazem parte do seu presente, mas não são você. Identificar isso é o primeiro passo para a melhoria de hábitos.

Percebendo isso, entendemos que é necessário mudar esses estados de “estar” para outros mais saudáveis e produtivos.

Passo a passo para mudar meus hábitos?

Sendo bem honesto, eu não acredito em evolução. Na minha percepção, esse é um termo criado apenas para classificar as mudanças que você tem de forma progressiva. Porém, passa a falsa impressão de que, com elas, você não irá mudar para pior ou regredir. A verdadeira evolução está na melhoria contínua dos hábitos que cultivamos.

Como se nosso salário nunca fosse diminuir ou se nunca tivéssemos que passar por uma situação ruim na vida.

A única coisa existente, na minha visão de mundo, são “estados de vida”.

E esses “estados” podem sofrer mudanças; elas não são boas ou ruins, apenas geram resultados que você considera benéficos ou não. Essas mudanças são, em grande parte, o resultado de uma melhoria de hábitos.

Por que estou te pontuando sobre “estado” e “mudança”?

Porque sair desse “estado” só é possível quando você entende que ele é pura responsabilidade sua, e mesmo assim ele é completamente mutável. A base de toda transformação é a melhoria de hábitos.

Não é fácil mudar, mas é simples entender como acontece.

O seu estado atual tem como bases primordiais os seus hábitos de consumo e o seu ambiente.

Consumo refere-se, sim, à alimentação (o que se come diariamente), mas também ao consumo de informação, interesses e conteúdos no geral. Tudo que você consome, seja material ou imaterial, tende a moldar seus pensamentos, sentimentos e ações. É aqui que a melhoria de hábitos pode começar a fazer a diferença.

Ambiente refere-se às pessoas em seus ciclos sociais e culturais: família, amigos, parentes, vizinhos, pessoas ao seu redor, famosos (nessa ordem).

Observe as pessoas em seu ambiente. Entre elas, há alguém que tem a vida, o corpo ou seja a pessoa que você quer se tornar?

Todas elas são assim? Ou são bloqueadores de propósito?

Os bloqueadores de propósito são as pessoas que não acreditam na vida que você deseja ou mesmo que você exclusivamente não tem capacidade para ter essa vida. São também pessoas muitas vezes desacreditadas, que você observa e te jogam o pensamento de que não é possível ter uma vida diferente. Cercar-se de influências positivas é parte essencial da melhoria de hábitos.

A pessoa que te trata como idiota quando você expõe sua ideia milionária, que você confiava em sua vida até cinco minutos antes da conversa.

Ou a pessoa que expõe suas críticas completamente fundamentadas em achismos das experiências que ela nunca viveu, porém imagina ser expert sobre.

Fuja dessas pessoas.

A mudança de estado se deve à alteração dessas duas variáveis, sendo o ambiente a mais poderosa. Isso envolve a melhoria de hábitos em como você se relaciona e escolhe as pessoas ao seu redor.

A grande verdade é que as pessoas são os hábitos que possuem. Seu corpo e sua saúde comunicam o que você come e o quanto de exercícios você faz.

Sua carteira reflete o quanto você é próspero.

Sua boca, o quanto você é sábio.

E sua aparência, o quanto valor você se dá (esse é um ótimo indicador usado pelas pessoas para saber o quanto da atenção delas você vai ter). A melhoria de hábitos pode ser percebida em todos esses aspectos.

O caminho para a mudança, caso não tenha forças para mudar de ambiente, é inicialmente a mudança de consumo.

Aqui está uma receita simples para melhorar sua qualidade de vida e trazer mais clareza nas suas decisões, uma verdadeira melhoria de hábitos:

      • Nada de sal e açúcar.

      • Nada de alimentos processados.

      • Nada de álcool.

      • Coma comida de verdade: legumes, verduras, carnes. Sucos naturais ou água.

      • Pegue sol durante 15 minutos, enquanto medita ou lê.

      • Leia todos os dias.

    Consumo digital:

    Apague seu histórico de seguidores e deixe apenas 3 pessoas:

        • Seu amor.

        • A pessoa que te ensina a progredir no que quer.

        • A pessoa que tem a vida que você quer ter.

      Ao fornecer nutrientes reais para o seu corpo, você terá mais força e controle mental. Isso é uma forma de melhoria de hábitos que impacta diretamente sua saúde e bem-estar.

      Ao consumir conteúdos que provocam mudança, aprendizado ou crescimento, você se capacita a permitir que a mudança ocorra em você. Novamente, a melhoria de hábitos é essencial.

      O consumo gera pensamento, que gera emoção, que gera ação.

      Eu queria dizer que apenas isso é suficiente, mas Deus sabe que não.

      É apenas 50%. O resto vai do quanto você está disposto a mudar e lidar com todas as dificuldades que tem. A melhoria de hábitos é um processo contínuo e pessoal.

      Para algumas pessoas, será necessário fazer isso algumas vezes, recomeçar algumas vezes, e isso faz parte do processo.

      Nós só perdemos quando morremos; o “deixar para lá” é uma pausa indefinida.

      Não tenha medo de perder centenas de vezes se você luta por um você melhor. A melhoria de hábitos é um desafio constante, mas é o caminho para uma vida melhor.

      Não somos máquinas, somos humanos.

      Mas tenho fé que você conseguirá.

      Caminhando um passo de cada vez, com melhoria de hábitos.

      Boa sorte para nós.